EQUIPE DE DEUS

EQUIPE DE DEUS

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Kickboxing Emagrece? Benefícios e Dicas

Kickboxing

A perda de peso é mais eficaz através de uma combinação de dieta e exercícios. Há inúmeras variedades de exercícios que podem ser praticados ao buscar esse objetivo. Um possível nome é o kickboxing. Alguém pode perguntar “mas o kickboxing emagrece?”.

O kickboxing é uma forma de exercício que queima um alto número de calorias em um curto espaço de tempo. Esta tendência a treino intenso é encontrada em muitos estúdios de aeróbica, muitas vezes, enchendo mais rápido do que outros tipos de aula.
Kickboxing é também um exercício que explora a relação corpo-mente visto que a concentração é necessária para aperfeiçoar os chutes e socos. Esse artigo tratará de explorar vertentes a respeito do kickboxing, seus benefícios, dicas para treinos e se realmente o kickboxing emagrece.

O que é o kickboxing?

Embora as verdadeiras raízes da kickboxing datam da Ásia, há 2.000 anos, o kickboxing moderno e competitivo de verdade começou em 1970, quando os peritos karatê americanos organizaram concursos que permitiam chutes com contato total e socos que haviam sido proibidos nesta arte marcial.
Por conta dos problemas de segurança, estofamento, regras de vestuário e de segurança, protetores foram introduzidos no esporte ao longo dos anos, o que levou às várias formas de kickboxing praticadas nos Estados Unidos hoje. Essas formas se diferenciam nas técnicas utilizadas e na quantidade de contato físico que é permitido entre os concorrentes.
Atualmente, uma forma popular de kickboxing é conhecido como kickboxing aeróbico ou cardiovascular. Essa forma de kickboxing é uma combinação de boxe, artes marciais e aeróbica. Ao contrário de outros tipos de kickboxing, não envolve contato físico entre os concorrentes – é um exercício cardiovascular praticado por conta de seus variados benefícios para o corpo.
Engloba uma grande variedade de tipos de exercícios, e por isso as chances de o praticante ficar entediado são escassas. Além dos exercícios serem bastante agradáveis e diversificados, eles também são muito eficazes como um treino total do corpo, que não só queima um número razoável de calorias, como também tonifica os músculos.

Diferença entre boxing e kickboxing

Kickboxing e boxing são dois esportes que são muito relacionados entre si. Embora estes dois esportes usem quase as mesmas técnicas, pode-se encontrar muitas diferenças entre os dois. A diferença chave é que ambas as mãos e os pés podem ser utilizados em kickboxing, mas no boxing apenas as mãos são utilizadas. Enquanto o boxing envolve socos e bloqueios, o kickboxing envolve chutes e socos, e por fazer uma utilização mais abrangente de todas as áreas do seu corpo de uma forma aeróbica, podemos até afirmar que o kickboxing emagrece mais que o boxing.

O treino

Aulas de kickboxing cardio geralmente começam com 10-15 minutos de aquecimento, que podem incluir alongamentos e exercícios tradicionais, como polichinelos e flexões. Após isso, segue uma sessão de kickboxing de 30 minutos que inclui movimentos como batidas de joelho, chutes e socos. Alguns instrutores podem utilizar equipamentos como sacos de pancada e cordas de pular.
Depois disso, pelo menos 5 minutos devem ser dedicados para o arrefecimento, seguido por cerca de 10 minutos de alongamento e condicionamento muscular. O alongamento é muito importante porque os iniciantes podem esticar seus músculos, e um bom alongamento ajuda a relaxá-los e prevenir lesões.
Vídeos instrutivos e DVDs também estão disponíveis se você estiver interessado em tentar uma rotina de kickboxing cardio em casa. Mas lembre-se, ao praticar qualquer exercício é necessária cautela, e sempre é bom uma orientação profissional.
Quando executado como um programa de condicionamento físico e perda de peso, kickboxing proporciona um treino de corpo inteiro que tem como alvo tanto melhorias na resistência cardiovascular, quanto tonificação muscular. Por isso, o kickboxing emagrece de forma divertida, além de melhorar o equilíbrio, a coordenação, a flexibilidade e autoconfiança do praticante.

Músculos alvo

Kickboxing requer o uso de todos os grupos musculares associados à parte superior e inferior. As pernas ficam mais tonificadas e definidas através dos chutes e movimentos de salto. O núcleo e torso ficam condicionados pelas necessidades de rodar, curvar e suportar todos os movimentos e sequências que são realizadas. As costas, ombros e braços são condicionados através dos movimentos que exigem perfuração e bloqueio.
Este tipo de abordagem total do corpo funciona de forma bastante uniforme e produz um bom conjunto de resultados. O saldo de movimentos dos exercícios e sequências também faz do kickboxing um tipo de exercício eficaz para aumentar a taxa cardíaca, melhorar a resistência cardiovascular e queimar calorias.
Para realizar vários dos movimentos e sequências necessárias em uma rotina de exercícios kickboxing, o indivíduo deve ter um nível razoável de flexibilidade. Como tal, o alongamento é um componente importante de uma rotina de kickboxing. Esta exigência leva a uma melhora no músculo e flexibilidade dos ligamentos e tendões, diminuindo não apenas o risco de lesão ou tensão nos músculos, mas também o fluxo de sangue e de oxigênio.

O efeito aeróbico e a queima de calorias

O kickboxing emagrece devido, principalmente, a sua queima de calorias. Os indivíduos podem alcançar um efeito aeróbico muito intenso através da prática do kickboxing. É um dos tipos de exercícios mais intensos e exaustivos, comparando a outros rotinas de exercícios cardiovasculares. Isso porque além do kickboxing trabalhar todos os principais grupos musculares do corpo, também aumenta a freqüência cardíaca e a demanda de consumo de oxigênio, conforme citado anteriormente. Dessa forma, é uma excelente escolha no condicionamento de todo o sistema cardiovascular.
O número de calorias queimadas por sessão de exercício varia de acordo com o seu peso, nível de intensidade, a duração da sua sessão de exercícios e tipos de exercícios realizados. Em geral, você deve esperar para queimar entre 275-450 calorias por cada sessão de 30 minutos realizada. Lembre-se, para perder 1kg é necessário a queima de 7700kcal. Isso novamente recai no fato de que a alimentação também é crucial se quer reduzir seu peso.

Benefícios da prática

Considerando as informações já apresentadas, podemos, então, enumerar os benefícios em escolher o kickboxing como prática:
  • Queima de calorias: conforme dito anteriormente, o kickboxing emagrece, representando uma das melhores atividades para queimar calorias.
  • Variedade: o kickboxing aeróbico combina socos e chutes em combinações coreografadas que mantêm sua mente ocupada durante o treino. O tempo pode voar à medida que você aprende estes passos e treina durante o processo. Instrutores experientes podem incluir uma variedade de equipamentos, tais como cordas de pular, bolas e luvas para mantê-lo engajado e desafiado. Você também pode participar de treinamentos esportivos como polichinelos e agachamento entre as séries de socos e pontapés.
  • Exercício aeróbico: é um exercício bastante intenso e com efeito bastante aeróbico, conforme apresentado no tópico anterior.
  • Força e resistência: por trabalhar todo o corpo, tonificar os músculos e ser um excelente aeróbico, há benefícios tanto na sua força, quanto na sua resistência.
  • Autodefesa: enquanto muitas aulas de kickboxing aeróbica não irão prepará-lo para um confronto indesejado em um beco escuro, outras se concentram em ensiná-lo habilidades de autodefesa valiosas. Se isso é algo importante para você, vise às classes que específicas que ensinam essas técnicas.
  • Confiança e autoestima: o exercício, em geral, ajuda a fazer você se sentir melhor fisicamente. Aprender uma habilidade nova, como o kickboxing, ajuda a fazer você se sentir melhor mentalmente. Quando você realmente sentir que está proficiente, isso pode te dar mais confiança e autoestima em suas atividades.
  • Alívio do estresse: o kickboxing demanda um esforço maior do que uma corrida na esteira. O exercício cardiovascular em geral ajuda a aliviar o estresse, mas os socos e os chutes podem ser especialmente eficazes na liberação da raiva e da frustração. Durante a atividade física, o cérebro libera substâncias químicas que podem deixar você sentir mais relaxado.
  • É divertido: diferente de outras aulas tradicionais de artes marciais, as músicas aumentam seu estímulo e motivação. As variedade de coisas a serem aprendidas fazem esse tipo de aula diferente das convencionais aulas de exercícios aeróbicos.

Equipamento utilizado

O equipamento necessário para participar de um programa de kickboxing varia de acordo com o formato e tipo de kickboxing. Na maioria dos tipos, deve ser fornecida a maior parte do equipamento para você. No entanto, você deve planejar usar roupas adequadas. Além disso, você também deve planejar trazer um par de luvas de kickboxing, uma garrafa de água e uma toalha pequena.
Se você escolher a prática de kickboxing em casa, você pode pegar um programa de DVD relativamente barato. Você terá que comprar um tapete de chão firme. Muitos dos programas de exercícios em casa de kickboxing exigem que você compre um saco de pancadas, então você terá de alocar espaço para isso também.

Algumas dicas gerais

  • Conheça o seu nível de condicionamento físico: sendo uma atividade de alta intensidade, de alto impacto, não é uma boa ideia treinar com muita intensidade se você passou por um longo período de sedentarismo. Você pode começar com alguns treinos aeróbicos de menor impacto e pouco a pouco aumentar o nível, por exemplo. Quando você começar com o kickboxing, permita-se trabalhar em seu próprio ritmo e não exagerar ao ponto de exaustão.
  • Confira antes de se inscrever: Se possível, observe ou experimente uma aula com antecedência para ver se irá dar certo, e se o instrutor estará disposto a modificar a rotina um pouco para acomodar os diferentes níveis das pessoas.
  • Encontre pessoas qualificadas: procure um instrutor que tem tanto um alto nível em artes marciais quanto algum tipo de certificação para tal.
  • Conforto é fundamental: usar roupas largas e confortáveis ​​permite que seus braços e pernas movam-se facilmente em todas as direções. Busque instruções com o treinador sobre toda a roupa e equipamento adequados.
  • Beba água: beba muitos líquidos antes, durante e depois da sua aula para saciar a sua sede e manter-se hidratado.
  • Converse com seu médico: é sempre uma boa ideia consultar o seu médico e fazer um exame físico completo antes de começar qualquer tipo de exercício – especialmente um com um monte de atividade aeróbica como kickboxing. Isso é extremamente importante se você tiver quaisquer condições crônicas, como asma, diabetes ou excesso de peso.
Para as pessoas que gostam de uma rotina de exercícios bastante agressivo que continuamente desafie o seu nível de condicionamento físico geral, melhore a sua coordenação e equilíbrio, fortaleça seu sistema cardiovascular e tonifique seu corpo inteiro, esse programa de exercícios é válido. Com isso vem o benefício de que o kickboxing emagrece. Muito bom, não? Que tal tentar?
fonte:http://www.mundoboaforma.com.br/kickboxing-emagrece-beneficios-e-dicas/