EQUIPE DE DEUS

EQUIPE DE DEUS

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Balanço da história do Kickboxing (Pelo Presidente da CBKB, Paulo Zorello):



Balanço da história do Kickboxing
Todos os envolvidos no Kickboxing nesses mais de 20 anos da CBKB, conhecem a história vencedora que conseguimos construir. Várias foram as fases que o esporte viveu no país, porém, em todas elas, buscamos a qualidade do ensino, da competição e crescemos, sempre.

Durante a década de 90, ainda como campeão mundial, tínhamos nossos eventos transmitidos ao vivo pela Televisão Bandeirantes, e as disputas de meus títulos mundiais alcançavam records de audiência no canal. O Kickboxing, notadamente o Full Contact, era o esporte de contato que mais crescia no Brasil. Após me afastar dos ringues, no final de 2001, perdemos a Tv ao vivo, mas mantivemos as transmissões em delay e uma nova fase do esporte se iniciou, principalmente no âmbito pessoal, quando passei a me dedicar 100% a gestão esportiva da modalidade.

Até 2005, dividíamos nossos esforços entre as duas divisões  ( amadora e pró ), mas a amadora foi, pouco a pouco, ganhando mais espaço, por orientação da WAKO, que vislumbrava o reconhecimento olímpico do esporte. Em 2006, depois de mais de 10 anos de trabalho, a WAKO tornou-se a única Entidade mundial reconhecida pelo Gaifs, hoje Sportaccord, associação esta que reconhece uma única Entidade mundial por esporte, condição sine qua non para o tão sonhado reconhecimento olímpico. A partir daí, as conquistas não pararam. Reconhecimento pela WADA- World Anti Doping Agengy, pelo OCA - Olimpic Council of Asia, participação nos Jogos Africanos, nos Jogos Asiáticos, nos jogos Asiáticos Indor, nos Jogos do Mediterrâneo e finalmente a primeira edição do Sportaccord Combat Games, a primeira ação do COI em se criar os Jogos Olímpicos Marciais, reunindo numa só competição esportes similares, a despeito dos Jogos Olímpicos e Jogos Olímpicos de Inverno.

Até 2010, as conquistas por aqui foram enormes. Realizamos convênios com a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e do Estado do Espírito Santo, além de inúmeros municípios espalhados pelo Brasil. A modalidade foi reconhecida como oficial nos JAI- Jogos Abertos do Interior do estado de São Paulo, e está caminhando para o mesmo reconhecimento no Paraná e em Santa Catarina.

Porém, apesar de sempre realizarmos muitos eventos, sentíamos que algo faltava na divisão profissional e criamos, em 2010, o Departamento Pró. Quem não se recorda dos inúmeros títulos disputados, das seleções de outros países convidadas, dos convites para lutar no exterior ou do Restaurante La Gara, em São Paulo, com programações semanais. Mas este departamento foi montado visando a criação de uma nova indentidade na divisão profissional da Entidade, e vem cumprindo sua missão. Já em 2010, a divisão cresceu e realizamos muitos eventos e disputas de títulos nacionais e internacionais, mas queríamos mais. Foi então criado o WGP Brasil, desenvolvido a partir do WAKO Pró World Grand Prix Team.

O WGP Brasil, que teve sua primeira edição em 13 de agosto, em Ourinhos-SP, conta com alguns diferenciais. É o braço continental do evento mundial, conta com transmissão ao vivo pelo Bandsports e em delay pelo Combat, trazendo uma exposição fantástica para o Kickboxing e seus atletas. Seu lançamento ocorreu no programa Encontro de Craques, também ao vivo, do apresentador Beetto Saad, do Bandsports.

Muito mais que um grande evento, e um grande circuíto, o WGP Brasil pretende ocupar uma lacuna da luta em pé que existe no Brasil na atualidade, produzindo eventos com padrão internacional, buscando aumentar a remuneração de nossos atletas, dando uma grande visibilidade aos atletas, técnicos e parceiros comerciais e, principalmente, estimulando os Kickboxers de maneira que não se sintam atraídos a deixarem suas modalidades de origem para se aventurarem em outros mercados.

Desta forma, gostaria muito de agradecer, pelo companheirismo de todos aqueles que durante esses mais de 20 anos estiveram comigo e participaram na construção dessa grande Entidade e principalmente aos envolvidos na histórica primeira edição do WGP Brasil, que mais uma vez acreditaram na CBKB e com certeza farão parte dessa nova e já concreta fase da Entidade.



Fonte: www.cbkb.com.br