EQUIPE DE DEUS

EQUIPE DE DEUS

sábado, 2 de outubro de 2010

História e Princípios do Wu-Shu (Kung-Fu)

Wu-Shu significa Arte Marcial; Arte Técnica Militar ou Arte do Guerreiro.

Wu = Marcial ou Militar. / Shu = Arte.
Kung-Fu é uma palavra que vem do dialeto Cantonês, cujo significado é Trabalho Árduo, Trabalho Continuo, ou Habilidade Adquirida com o Tempo de Trabalho.
Kuo-Shu é outro nome dado ao kung-Fu. Este termo é falado na China Capitalista (Taiwan antiga lha de Formosa). Significa Arte Nacional. Kuo = Nacional. / Shu = Arte.

 A origem das Artes Marciais Chinesas:

O kung-Fu é uma Arte Marcial Chinesa, tão antiga a ponto de se desconhecer sua origem. Lendas chinesas contadas pôr volta de 2.000 anos antes de Cristo, mais escritas e desenhos encontrados em construções antigas datadas dessa mesma data, mencionam uma Arte Marcial conhecida como Wu-Shu, que queria expressar algo como poderio da dinastia “Wu”. É o nome original do Kung-Fu .
Mas o Templo de Shao-Lin, a Meca dos praticantes de Wu-Shu, só apareceu no século V da era cristã. Foi nesse mosteiro, perto de Cantão, que se desenvolveram os principais e mais famosos estilos de Kung-Fu praticados hoje.
Influenciado pela filosofia budista, os alunos de Wu-Shu não se distinguem pôr faixas (Antigamente) e suas regras e disciplinas são muito rígidas. O nome atual surgiu a partir do contato com o Ocidente. Para explicar aos estrangeiros o segredo dessa Arte Marcial, os chineses diziam “Kung-Fu”, devido aos estrangeiros não darem conta de falar corretamente Wu-Shu. O nome pegou e hoje é aceito até mesmo na China. Na década de 70 o Kung-Fu ganhou projeção mundial, graças aos filmes estrelados pôr Bruce Lee e à série de TV Kung-Fu, com David Carradine.
É dito que todas as Artes Marciais tiveram sua origem do Wu-Shu, ou sofreram pelo menos algum tipo de influência.  
 O Wu-Shu é à Arte Marcial mais abrangente do mundo, possuído tanto técnicas de pernas, braços, longo alcance, curto alcance, arremessos, imobilizações e etc...
É à Arte Marcial que possui o maior número de estilos, mais de 300 estilos diferentes,
Kung-Fu também é a Arte Marcial que possui o maior arsenal de armas.
Cada estilo possui suas armas próprias.
O Wu-Shu possui como uma de suas características principais, a imitação do movimento dos animais, que acaba tornando essa Arte Marcial uma das mais belas.



 O Wu-Shu está dividido em duas linhagens:

Tradicional, que é o Wu-Shu mais antigo que preservou as suas antigas raízes.
Olímpico, que é o Wu-Shu moderno voltado para competição. É o Kung-Fu que possui os estilos mais belos, essa linhagem enfatiza muito movimentos acrobáticos.



O Kung-Fu possui 3 tipos de estilos diferentes que são influenciados pela geografia da sua região de origem:
Estilos do Sul: São os estilos que surgiram no sul da China. Possuem como características movimentos curtos (Devido a falta de espaço pôr viverem em cima de barcos) e fortes (Devido ao maior uso dos braços), desenvolvendo assim 70% do uso dos braços e 30% das pernas. 
O sul da China é uma região que possui muitos rios e a maioria da sua população mora em barcos vivendo da pesca e da agricultura. A população dessa região acabou desenvolvendo naturalmente braços fortes devido a essa geografia (Usavam muito os braços para remarem os barcos e para colherem as plantações).O sul da China é uma região que possui muitos rios e a maioria da sua população mora em barcos vivendo da pesca e da agricultura. A população dessa região acabou desenvolvendo naturalmente braços fortes devido a essa geografia (Usavam muito os braços para remarem os barcos e para colherem as plantações).




 Estilos do Norte: São os estilos que surgira, no norte da China. Possuem como características movimentos longos (Devido ao grande espaço dos campos e ao maior uso das pernas) e rápidos, desenvolvendo assim 70% do uso das pernas (Devido as roupas serem muito grossas eram como armaduras onde socos não surtiam muito efeito) e 30% dos braços.

O norte da China é uma região de campos de pastagens e fria, sua população vive da pecuária. As pessoas dessa região usavam roupas de couro muito grossas devido ao frio, onde os chutes eram mais eficazes que os socos por serem mais fortes. Sendo assim essas pessoas acabaram desenvolvendo naturalmente pernas fortes devido a essa geografia (Usavam muitos as pernas para correrem nos campos atrás das suas criações de animais).





 Estilos Intermediários: São os estilos que surgiram da união do Estilo Sul com o Estilo Norte. Possuem as características dos dois estilos (50% do uso dos braços e 50% das pernas).

Os estilos intermediários surgiram quando houve uma intensificação no comércio das regiões sul e norte. Essa integração entre as duas regiões, proporcionou um maior contato entre os mestres de Wu-Shu dessas regiões, onde começou haver uma troca de informações e de técnicas entre eles, proporcionando assim o surgimento dos Estilos Intermediários.
Em toda escola de Wu-Shu existe o Jiu-Pai, que é uma tábua contendo o nome do Grão-Mestre e do estilo praticado ali. Na China antiga, valentões em busca de fama desafiavam uma escola inteira para o combate, um a um. A vitória culminava com a quebra do Jiu-Pai. Por isso, na frente da placa fica a cadeira do mestre o último defensor da casa.